quinta-feira, 31 de maio de 2007

João Calvino


João Calvino (Jean Calvin) foi um teólogo e reformador cristão francês. A partir de Calvino desenvolveu-se o calvinismo, uma forma de protestantismo durante a Reforma Protestante. Esta variante do Protestantismo viria a ser bem sucedida em países como a Suíça (país de origem), Países Baixos, África do Sul (entre os Afrikaners), Inglaterra, Escócia e Estados Unidos da América.


Calvino foi inicialmente um humanista, e jamais foi ordenado sacerdote católico. Depois do seu afastamento da Igreja romana, ele, por seu intelecto aprimorado, começou a ser visto como uma poderosa voz do movimento protestante.

Estudou Direito, por influência do pai, mas sua preferência clara era a teologia. Em 1532, foi doutorado em Direito em Orléans, França.

A adesão de Calvino ao protestantismo se deu entre 1532 e 1533, tendo ele 23 ou 24 anos. Em 1534, escreve o primeiro livro sobre religião, intitulado Psychopannychia, onde tece uma crítica aos sectários anabatistas. A obra mais famosa de Calvino chama-se “As Institutas da Religião Cristã”, cuja primeira edição foi publicada em latim, publicada em 1536.

Calvino foi vítima das perseguições aos protestantes na França, vindo a fugir para Genebra (Suíça) em 1536. cidade em que veio a falecer em 1564. Genebra tornou-se definitivamente num centro do protestantismo europeu e João Calvino permanece até hoje uma figura central da história da cidade e da Suíça.
a
O elemento mais conhecido do calvinismo é a Doutrina da Predestinação, baseada na soberania divina, que Calvino desenvolveu a partir da teologia do apóstolo Paulo no Novo Testamento e dos escritos de Santo Agostinho.

Nenhum comentário: