terça-feira, 29 de maio de 2007

O que é Teologia?

Teologia é uma palavra da Língua Portuguesa proveniente do idioma grego (Theos = Deus + Logia = Estudo, Tratado). Portanto, Teologia é o estudo de Deus.

Cada credo religioso ou mesmo algumas pessoas têm a sua própria forma de entender Deus. Para a cristandade (católicos, ortodoxos, protestantes), Deus é um Espírito Pessoal, que governa todo o universo criado por Ele mesmo. E esse mesmo Deus - chamado Jeová ou Javé - revelou-se à Humanidade através da Sua Palavra: a Bíblia Sagrada.

Assim sendo, Teologia cristã se baseia nas Sagradas Escrituras do Antigo e do Novo Testamento. Ou seja, pode-se dizer que a Teologia cristã é essencialmente Teologia Bíblica.

A Teologia Bíblica divide-se em quatro partes:

I - TEOLOGIA SISTEMÁTICA

Sistemática, porque abrange o entendimento da bíblica por assuntos, buscando compreender o que a Bíblia apresenta sobre determinado assunto ou tema.

A Teologia Sistemática subdivide-se em:

- Bibliologia (Estudo da Inspiração e História da Bíblia)
- Teologia propriamente dita (Estudo da Pessoa de Deus-Pai)
- Cristologia (Estudo da Pessoa de Jesus Cristo)
- Pneumatologia (Estudo da Pessoa do Espírito Santo)
- Antropologia bíblica (Estudo do Ser Humano)
- Angelologia (Estudo dos Anjos)
- Satanologia (Estudo de Satanás)
- Demonologia (Estudo dos Demônios)
- Hamartiologia (Estudo da Doutrina do Pecado)
- Soteriologia (Estudo da Doutrina da Salvação)
- Escatologia (Doutrina das Últimas Coisas)


II - TEOLOGIA BÍBLICA DO ANTIGO TESTAMENTO

Preocupa-se apenas em estudar o entendimento que o Antigo Testamento apresenta a respeito de determinados temas. Estuda-se as formas como Deus lida com o povo de eleito de Israel na época da Lei, os sacrifícios levíticos, as manifestações do Verbo (Jesus Cristo) antes de assumir a forma humana, as profecias sobre Jesus Cristo, etc.

III - TEOLOGIA BÍBLICA DO NOVO TESTAMENTO

Preocupa-se em estudar a forma como o Novo Testamento apresenta determinados assuntos. Estuda-se a teologia contida nos quatro Evangelhos, em Atos dos Apóstolos, nas Epístolas Paulinas (do apóstolo Paulo), nas epístolas aos Hebreus e Epístolas Universais (Tiago, Pedro, João e Judas) e em Apocalipse. O conteúdo doutrinário de Cristo Jesus e de São Paulo Apóstolo constituem um estudo sumamente importante para que se possa compreender profundamente a teologia do Novo Testamento.

IV - TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA

Trata-se do estudo das modernas reflexões teológicas. Analisa-se os pensamentos de teólogos contemporâneos como Karl Barth, Rudolf Bulltiman, Dietrich Bonhoefer, Paul Tillich, Cornelius Van Til, Hans Küng, dentro outros.

Nenhum comentário: